- especialidades
- medicina geral e familiar
Medicina Geral e Familiar
A Medicina Geral e Familiar é uma especialidade médica que promove cuidados de saúde a todos os que procuram o médico de família, independentemente da idade, género, etnia ou estado de saúde, de forma personalizada (a cada um o que precisa), global (abarcando todos os problemas de saúde), acessível (está junto das pessoas) e em continuidade (ao longo do tempo). Assenta no modelo biopsicossocial, que inclui os dados da pessoa, o seu passado, a sua estrutura familiar e o contexto da sua comunidade, e entende que a interação com a pessoa pode ser, por si só, terapêutica.
A Medicina Geral e Familiar trabalha em conjunto com outros profissionais, médicos e não médicos, promovendo a coordenação dos cuidados de saúde prestados, através da articulação entre os seus diferentes níveis.
A sua ação tem duas vertentes de atuação:
Medicina Curativa, procurando tratar a doença aguda (por exemplo, síndromes gripais, constipações, amigdalites, gastrenterites…) e a doença crónica (diabetes, hipertensão, alterações do colesterol, hipotiroidismo…).
Medicina Preventiva, por forma a evitar a doença, tendo como suporte as melhores práticas nacionais e internacionais, como por exemplo a prevenção oncológica através de rastreios ativos (mama, intestino…), bem como no controlo dos fatores de risco cardiovascular.
Benefícios
Ajuda no desenvolvimento pessoal
Promoção da saúde e bem estar
Controlo de doenças crónicas
Despiste atempado de diagnósticos
Prevenção de doenças potencialmente evitáveis
Melhoria de sintomas de doença
Áreas de intervenção
Dificuldades respiratórias
Hipertensão
Diabetes
Problemas cardíacos
Alterações do sistema urinário
Dores musculares
Planeamento familiar
Saúde materna
